Após um intervalo de 12 anos, o famoso cão robô companheiro Aibo será lançado nesta semana em uma nova versão, sofisticada
No dia 11 de janeiro (quinta-feira), após um intervalo de 12 anos, o cão robô companheiro Aibo será lançado em uma nova versão sofisticada, a um preço base de 198 mil ienes.
Aqueles que comprarem o companheiro robô também terão que pagar uma tarifa de manutenção mensal de 2.980 ienes nos primeiros três anos, ou um pagamento em quantia fixa de 90 mil ienes.
Desde o primeiro lançamento do cão Aibo em 1999, a Sony vendeu cerca de 150 mil unidades. Os modelos passaram por cinco atualizações sucessivas antes do encerramento da produção em 2006.
A versão 2018 do Aibo, em qualquer ocasião, é muito diferente de seus predecessores. Ao ativá-lo, ele vai mexer sua cabeça. Seus olhos focam em pessoas que estão perto e ele parece demonstrar emoção.
Afirma-se que o acionador incorporado ao novo Aibo seja bem mais sofisticado do que os modelos de suas gerações anteriores, que o torna capaz de movimentos muito mais animados.
O robô usa câmeras embutidas para determinar sua posição, para evitar colisões com objetos sólidos. Ele também “pede” a seu dono que seja “alimentado” (por exemplo, uma recarga de bateria) que está associado ao cão robô retornando automaticamente até sua unidade de recarga.
A Sony também deu a Aibo potencial para auxiliar seu dono. Ele não vai atacar intrusos, mas caso seu dono esquecer onde deixou o smartphone, basta ele perguntar, “você sabe onde deixei meu smartphone?” e, ao emitir uma série de latidos felizes, Aibo vai rastreá-lo.
Sua unidade de sensor embutida pode algum dia estar ligada à inteligência artificial para ajudar a cuidar de idosos que vivem sozinhos.
Para mais informações sobre a nova versão do famoso Aibo, clique aqui (em japonês).
Fonte: Portal Mie com Japan Today
Nenhum comentário:
Postar um comentário