Mostra reúne peças que mostram características da cultura oriental.
Peças serão expostas no Centro Cultural Palácio da Justiça.
Bonecos japoneses produzidos para retratar a cultura e estilo de vida no oriente serão expostos no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro de Manaus, entre os dias 7 e 26 de maio. A entrada é gratuita.
De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), a exposição "Bonecos do Japão" acontece em comemoração aos 120 anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. A mostra já passou por vários países como África do Sul, Chile e Argentina. De Manaus, a exposição seguirá para a Cidade do Panamá, no Panamá.
A SEC informou ainda que a exposição é dividida em 12 categorias e que os bonecos apresentam um panorama da produção japonesa de bonecos na atualidade. No Japão, os bonecos não são exclusividade apenas de crianças e colecionadores. As criações retratam a diversidade do artesanato oriental.
Os bonecos expostos representarão algumas das mais importantes tradições japonesas, como O Festival das Meninas (Hina Ningyo), Bonecos do Teatro Nô (Noh Ningyo), Raquetes com pinturas em relevo (Oshie Hagoita) e Bonecos de Madeira Vestidos com Quimono (Oshie Hagoita), para citar alguns.
"Os japoneses têm importante influência na formação do Estado. Atualmente, pelo menos 5 mil – entre nascidos e descendentes – estão na região, influenciando o amazonense com sua alimentação, arte e cultura. A exposição é uma maneira de integrar ainda mais esses dois povos", ressaltou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, por meio de assessoria.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário