sábado, 17 de setembro de 2011

“Kombinis” registram lucro recorde após desastre de 11 de março

Desde o terremoto, os japoneses se alimentam mais em casa do que antes, aumentando o consumo de produtos como “bentôs”
Após o terremoto de 11 de março, os japoneses estão comendo mais em casa. Por isso as lojas de conveniência (Kombinis) estão aumentando seus lucros, revelou o diário Nikkei.

As redes de comércio do ramo obtiveram lucros operacionais recordes na primeira metade do ano fiscal. Enquanto o desastre de seis meses atrás tem prejudicado grandes negócios, outros foram beneficiados. A crise impulsionou a venda de artigos de consumo diário e produtos que economizam energia.

Por exemplo, as vendas da rede Seven-Eleven cresceram 8% ao longo de seis meses até agosto. O consumo de bolinhos onigiri e bentôs aumentaram depois do desastre. Além disso, aumentaram as vendas de produtos para fritura, comida instantânea, pilhas e papel higiênico.

Calcula-se que o lucro operacional tenha superado o registrado no primeiro semestre de 2008, antes da crise mundial. Outras cadeias como Lawson e Family Mart, a operadora de supermercados Life Corp., e a rede de roupas Shimamura também tiveram lucro recorde no primeiro semestre deste ano.

Os resultados positivos levaram alguns varejistas a aumentar os ganhos projetados para este ano, afirmou o diário Nikkei. No entanto, outros preferem ser cautelosos diante da situação econômica de Estados Unidos e Europa.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: