
Em declaração divulgada pela Casa Imperial por ocaisão de seu aniversário, Akihito lembrou que ele teve alguns problemas de saúde relacionados à idade e disse que "os idosos sentem alguns sintomas difícies de serem imaginados pelos jovens".
"Espero que haja maior compreensão em relação as necessidades dos idosos e que possamos construir cidades e prédios mais equipados para eles", afirmou.
Em 2003, o imperador foi operado de um câncer na próstata e, desde o outono, teve que mudar sua agenda de trabalho devido a uma arritmia cardíaca. No momento, ele vem sendo obrigado a reduzir ainda mais seus compromissos.
O imperador reclamou também da perda de audição que, em determinados casos, o impede de seguir conversando com as pessoas.
Sobre a família imperial Akihito admitiu que se preocupou com as dificuldades da princesa Aiko - filha de Naruhito - de nove anos de idade, quando a menina começou ir à escola. Ela deixou de assitir várias aulas em março devido a supostos maltratos de outras crianças e só voltou à escola acompanhada da mãe, a princesa Masako.
"Foi algo que já havíamos previstos e estávamos preocupados", disse. Ele se referiu ainda a Masako como a "princesa triste" por causa de uma crise de depressão que ela sofre há dez anos. "Espero que ela se recupere logo", comentou.
Akihito, a imperatriz Michiko, Naruhito, Masako, Akishino - irmão mais novo de Naruhito - e Kiko - esposa de Akishino - apareceram no balcão do Palácio Imperial acenando para as pessoas que foram homenagear o imperador pelo aniversário.
Akihito está 21 anos à frente do Trono do Crisântemo e é o 125º imperador da dinastia mais antiga do mundo. No entanto, ele é o primeiro dessa dinastia a não ser considerado "divino".
Fonte: IPC Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário