quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Akihito faz 77 anos e fala dos problemas da família imperial

O imperador pediu a compreensão da população para os idososO imperador Akihito completou na quinta-feira (23) 77 anos de idade e pediu a compreensão dos japonees em relação aos idosos. O Japão vem registrando índices negativos de natalidade e, devido o aumento da perspectiva de vida no país, os idosos em breve serão parte considerável da população.
Em declaração divulgada pela Casa Imperial por ocaisão de seu aniversário, Akihito lembrou que ele teve alguns problemas de saúde relacionados à idade e disse que "os idosos sentem alguns sintomas difícies de serem imaginados pelos jovens".
"Espero que haja maior compreensão em relação as necessidades dos idosos e que possamos construir cidades e prédios mais equipados para eles", afirmou.
Em 2003, o imperador foi operado de um câncer na próstata e, desde o outono, teve que mudar sua agenda de trabalho devido a uma arritmia cardíaca. No momento, ele vem sendo obrigado a reduzir ainda mais seus compromissos.
O imperador reclamou também da perda de audição que, em determinados casos, o impede de seguir conversando com as pessoas.
Sobre a família imperial Akihito admitiu que se preocupou com as dificuldades da princesa Aiko - filha de Naruhito - de nove anos de idade, quando a menina começou ir à escola. Ela deixou de assitir várias aulas em março devido a supostos maltratos de outras crianças e só voltou à escola acompanhada da mãe, a princesa Masako.
"Foi algo que já havíamos previstos e estávamos preocupados", disse. Ele se referiu ainda a Masako como a "princesa triste" por causa de uma crise de depressão que ela sofre há dez anos. "Espero que ela se recupere logo", comentou.
Akihito, a imperatriz Michiko, Naruhito, Masako, Akishino - irmão mais novo de Naruhito - e Kiko - esposa de Akishino - apareceram no balcão do Palácio Imperial acenando para as pessoas que foram homenagear o imperador pelo aniversário.
Akihito está 21 anos à frente do Trono do Crisântemo e é o 125º imperador da dinastia mais antiga do mundo. No entanto, ele é o primeiro dessa dinastia a não ser considerado "divino".
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: