sábado, 18 de dezembro de 2010

Tóquio abre a primeira rota no mundo de ônibus movido a hidrogênio

O coletivo não contamina o meio ambiente e cobre a partir desta semana o percurso Estação Shinjuku-Aeroporto de Haneda, ida e volta
O Ministério da Economia, Comércio e Indústria anunciou na segunda-feira (13) a abertura em Tóquio da primeira rota no mundo a ser percorrida regularmente por um ônibus que utiliza hidrogênio e não gera poluição. O veículo foi desenvolvido pela Toyota Motors e Hino Motors e vai cobrir uma vez ao dia, a partir de quinta-feira (16), o percurso entre o Aeroporto de Haneda e o terminal de ônibus da Estação de Shinjuku.
Segundo o Ministério, é a primeira vez no mundo que um ônibus movido a hidrogênio funcionará de forma regular cobrindo uma determinada rota. A passagem custará 1.200 ienes, mesmo valor dos outros ônibus que realizam o mesmo percurso. O Ministério da Economia elegeu o veículo da Toyota e Hino como o marco de um projeto governamental para desenvolver uma sociedade que utiliza hidrogênio como combustível no transporte público.
Os ônibus poderão ser abastecidos em dois postos de hidrogênio localizados no bairro de Suginami, em Tóquio, e outro próximo ao Aeroporto de Haneda. A partir de fevereiro de 2011, o Governo abrirá outra rota entre o centro de Tóquio e o Aeroporto de Narita, na província de Chiba, onde também estará disponível um posto de energia.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: