Nesta sexta-feira é comemorado o Dia de São Valentim, quando mulheres presenteiam os homens com chocolates
Nesta sexta-feira (14) o Japão celebra o Dia dos Namorados, ou Valentine’s Day (Dia de São Valentim), quando mulheres presenteiam o marido, namorado, amigos ou colegas de trabalho com um chocolate. Em contrapartida, no dia 14 de março, quando é celebrado o White Day, os homens presenteiam suas esposas, namoradas, amigas ou colegas de trabalho.Mas a tradição parece estar perdendo um pouco de sua força, pois apenas 12,5% das pessoas planejam dar chocolates aos colegas nesta data, segundo uma pesquisa da Nippon Life Insurance. Co. (NLI), publicou a Kyodo News.
“Os relacionamentos pessoais no local de trabalho enfraqueceram à medida que o teletrabalho se tornou comum e as pessoas mudam de emprego”, disse Naoko Kuga, pesquisadora do Instituto de Pesquisa NLI.
Outros 70% dos entrevistados disseram que é desnecessário ou um tanto desnecessário distribuir presentes de chocolate no local de trabalho.
O levantamento, realizado entre 4 e 15 de janeiro, recebeu respostas válidas de 11.716 pessoas, com mais da metade dos entrevistados na faixa dos 50 e 60 anos.
Conforme a pesquisa, 35,3% dos entrevistados planejam dar um presente a alguém, uma queda de 2,3 pontos percentuais em relação ao ano anterior, dos quais cônjuges ou parceiros constituíram a maioria dos destinatários pretendidos, com 64,3%.
Outro detalhe revelado pela pesquisa é que as pessoas planejam gastar uma média de 4.761 ienes em chocolates para si mesmas, um aumento de 496 ienes em relação ao ano anterior, apesar do aumento do custo das matérias-primas, já que decidiram gastar consigo mesmas em vez de comprar para os colegas, de acordo com o estudo.
Origem
Existem teorias para o surgimento do Dia de São Valentim ser comemorado assim no Japão.
Uma diz que em 1936, o confeiteiro Morozoff, de Kobe, na província de Hyogo, publicou anúncio em um jornal em inglês, o Japan Adviser, sugerindo que os leitores dessem chocolate como presente para o Dia dos Namorados, conforme o Nippon News.
Outra teoria aponta que uma confeitaria lançou chocolates em forma de coração em fevereiro de 1958, e outra ainda indica que uma campanha foi lançada em 1960 pela empresa de doces Morinaga, sugerindo chocolate como forma de presentear alguém amado.
Por isso é comum as pessoas comprarem chocolates de todas as formas e preços, dispostos em embalagens requintadas.
Tipos de chocolate
E na hora de comprar seu presente em forma de chocolate para alguém especial, saiba que existem algumas diferenças entre eles, como indica o Live Japan.
Giri Choco – São os considerados “chocolates obrigatórios”, isto é, dados a colegas de trabalho, familiares, amigos, conhecidos. E por este motivo são até mais baratos e o gesto, claro, não tem relação com romantismo.
Honmei Choco – Este chocolate é indicado para o par romântico ou uma pessoa pela qual se tem um sentimento especial. Neste caso, o produto tem uma qualidade melhor e são esteticamente mais bonitos e, portanto, mais caros.
Tomo Choco – Se você não tem namorado (a), não se preocupe. Há uma versão para os solteiros. E é comum as mulheres presentarem suas amigas com esta versão chamada Tomo Choco.
Jibun Choco – É o chocolate que a pessoa dá a si mesma.
Fonte: Alternativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário