sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Belos adornos de Ano Novo do Japão e seus significados

A tradição japonesa para o Ano Novo começa antes, preparando a casa e o carro com belos adornos

Adornos de Ano Novo

Passado o Natal, os japoneses preparam suas casas, comércio e carros para receber o Ano Novo com belos adornos, sendo que cada elemento usado tem um significado muito especial. 

Ao conhecer cada um deles, compreendendo seus significados, verá que essa tradição do Japão tem sua beleza única. Assim, se sentirá estimulado a decorar sua casa e seu carro para receber todas as boas energias do novo ano.  

Esses adornos devem ser colocados até 28 de dezembro e permanecem até 7 de janeiro.

No entanto, não se deve descartá-los na cesta do lixo, pois sendo símbolos dos deuses, seria apropriado levá-los a um santuário xintoísta para serem queimados. 

Adornos da entrada da casa
Chamados de genkan kazari (玄関飾り) o próprio nome indica que devem ser colocados na entrada da residência. Mas, atenção, pois não devem impedir a passagem das pessoas.

São usados elementos considerados auspiciosos como a planta Gleichenia japonica (ウラジロ), parecida com samambaia, que une os casais. A fruta cítrica, simbolizada pela laranja-azeda (ダイダイ), que demora a despencar, traz o simbolismo da prosperidade da família.

O pequeno arbusto yuzuriha (ユズリハ) também usado, é para lembrar à velha geração que as folhas ficam amarelas e caem depois que as novas folhas crescem, simbolizando a passagem de uma geração para outra.

O shimenawa (しめ縄) pode ser usado na porta da casa ou no altar que as famílias japonesas mantêm para orar e agradecer aos antepassados.

Também pode ser usado o kadomatsu (veja abaixo).
Guirlanda 
É uma forma estilizada do genkan kazari, com os mesmos elementos. Mas essa pode ser usada dentro dos ambientes como elemento de decoração na sala, corredor e até na janela. Ideal para ambientes ocidentais.

Adornos para veículos
Esse adorno chamado de jidoshayou kazari (自動車用の飾り) tem os mesmos elementos de proteção e prosperidade. No caso do carro deve ser colocado na frente, acima da placa. Pode ser usado em todos os tipos de veículo, incluindo bicicleta e moto. As companhias de ônibus e trens costumam enfeitar os veículos nesta época.

Kadomatsu: para de adornos para portões e portas principais  
Ao andar pelo comércio, templos e santuários xintoístas verá os esplendorosos kadomatsu (門松) de vários tamanhos e formas, sempre em pares.  

Em geral são colocados na entrada dos edifícios ou portões das casas. São feitos de bambu e decorados com os frutos vermelhos da planta nandina, flores de ameixa (ume) e galhos de pinheiros. Todos eles têm significados de longevidade, de vigor que resiste a tudo e de abertura de prosperidade.

Esse belo arranjo é amarrado com uma bela e firme corda natural, com o simbolismo de marcar o território. Diz a lenda que o kadomatsu foi criado para facilitar aos deuses encontrar as casas e façam uma visita no Ano Novo. 

Kagamimochi

Kagamimochi
À venda até nas lojas de ¥100, o kagamimochi (鏡餅) tem significados especiais. O espelho (鏡) na antiguidade era feito de bronze, em formato circular. Por isso, esse arranjo é uma analogia, pois ele era usado como oferenda aos deuses.

Acreditava-se que o espelho era a moradia dos deuses, então, passou-se a usar o mochi (bolinho de arroz) para expressá-lo.

A laranja ou a fruta cítrica de cor laranja no topo  (ダイダイ) simboliza as gerações das famílias. Ao empilhar as duas esferas de mochi, simbolizando o sol e a lua, trazem o significado de envelhecer suavemente junto com a família ou a longevidade. Esse adorno deve ser colocado dentro de casa em um local especial como no aparador da sala ou no hall de entrada.

O mochi do Kagamimochi pode ser comido, só depois do ritual de retirada do enfeite em 11 de janeiro (ou em 15, dependendo da região). Como o mochi fica duro e seco, recomenda-se usar um martelo para quebrá-lo. Não se deve usar uma faca, pois remete ao ritual do seppuku (se cortar com uma espada). 

Ou, outra forma é mergulhar o mochi em água por cerca de meio dia para amolecê-lo. Coloque em um recipiente resistente ao calor, cubra com filme plástico e aqueça no micro-ondas. 

Depois use-o para receitas como zoni, assado na chapa com gergelim, no zenzai (doce de azuki) ou no missoshiru. Se puder, toda a família deve aproveitar porque foi usado como oferenda, por isso é auspicioso.

Aproveite para absorver um pouco da cultura e tradição do Japão e colocar esses adornos em sua casa.
Fonte: Portal Mie

Nenhum comentário: