Uma brasileira ao volante de um táxi percorre toda a capital de Aichi e arredores, usando hijab
Uma brasileira que tem a profissão de motorista de táxi em Nagoia (Aichi), é a primeira e a única contratada a trabalhar usando hijab.Daniele Tabata (田畑ダニエレ), 43, é funcionária do Fuji Taxi Group, com sede em Nishi-ku, e roda por toda a cidade de Nagoia e adjacências, embora viva em Yatomi (Aichi).
“Quero eliminar esse viés de como as pessoas veem quem usa o hijab”, disse a brasileira, com seu espírito de hospitalidade.
Daniele é filha de libanês e japonesa, nasceu no Brasil e veio ao Japão há cerca de 20 anos. Diz ter escolhido essa profissão porque “gosto de trabalhar dando suporte aos clientes”.
A brasileira ocupou uma de muitas vagas que não conseguem ser preenchidas, uma das dores de cabeça dos empresários da indústria do táxi. Contratar mão de obra estrangeira vem sendo bem vista nos últimos anos. E ela deve ter caído como uma luva, pois além do conhecimento do idioma japonês, tem raízes estrangeiras, o que ajuda no atendimento aos turistas que vêm do exterior e na pluralidade.
Mas, o que é hijab? É um conjunto de vestuário preconizado pela doutrina islâmica que permite a privacidade, a modéstia e a moralidade à mulher. Refere-se a uma peça de roupa que cobre a cabeça, usada em público por uma grande parte das mulheres muçulmanas.
Fonte: Portal Mie com Chunichi
Nenhum comentário:
Postar um comentário