sexta-feira, 3 de julho de 2020

Japão forma o primeiro mestre em estudos ninjas

Homem de 45 anos concluiu curso de mestrado em universidade japonesa. Professor que chefia o programa de estudos ninjas elogia o aluno, mas diz: 'O curso é para aprender sobre os ninjas, não para se tornar um'
ninja

Genichi Mitsuhashi, de 45 anos, é o primeiro mestre em estudos ninjas formado na Universidade Mie, no Japão. Segundo reportagem da agência France Presse, além da leitura de documentos históricos, ele se dedicou durante dois anos à parte prática — que vai muito além do uso de espadas.

Durante o curso, o estudante cultivava vegetais e treinava técnicas de artes marciais, sem deixar de frequentar aulas teóricas e finalizar leitura de livros.

"Eu lia que ninjas trabalhavam como fazendeiros pela manhã e treinam artes marciais à tarde", conta Mitsuhachi.

O agora mestre afirma que um ninja faz muito mais do que lutar discretamente a mando de chefes. Mitsuhachi diz que o mestrado lhe ensinou a ter "grandes habilidades de sobrevivência". Agora, ele mantém em uma pousada e dá aulas de artes ninjas em um dojo.

treinamento ninja

Três alunos por ano
Segundo o professor de história do Japão responsável pelo centro de estudos ninjas da universidade, Yuji Yamada, três estudantes se matriculam a cada ano no curso. O docente elogia o novo mestre: "Não esperava que ele fosse se dedicar a esse ponto, em viver como um ninja de verdade", disse.

Porém, o professor adverte a quem quer entrar na universidade apenas para aprender técnicas de luta ninja.

"Recebemos muitos pedidos de outros países, mas eu preciso dizer uma coisa: é um curso para aprender sobre ninjas, não para se tornar um."
Fonte: G1

Nenhum comentário: