quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Nagasaki marca 73 anos do bombardeio atômico

Os participantes fizeram um minuto de silêncio às 11h02, o momento exato que a cidade foi atingida pela bomba dos EUA
Nagasaki
Nagasaki marca 73 anos do bombardeio atômico de 1945 nesta quinta-feira (9). Uma cerimônia foi realizada às 10h no Parque da Paz.

O secretário-geral das Nações Unidas Antônio Guterres se tornará o primeiro chefe da organização a participar do evento. Ele se juntará aos sobreviventes da bomba atômica, familiares das vítimas e o primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe.

Os nomes de 3.511 hibakusha (pessoas afetadas pela explosão) que morreram o ano passado serão adicionados à lista das vítimas e colocados e um cenotáfio.

Às 11h02 os participantes fizeram um minuto de silêncio – o momento exato que a bomba foi jogada pelos EUA sobre a cidade em 9 de agosto de 1945.

Durante a cerimônia, Guterres fez um apelo para um mundo sem armas nucleares.

As Nações Unidas adotaram o Tratado de Proibição de Armas Nucleares em julho do ano passado.

Contudo, o tratado ainda precisa entrar em vigor, visto que nações nucleares e não nucleares estão divididas sobre a questão. E um esforço para o desarmamento nuclear também continua estagnado.

Na declaração de paz deste ano, o prefeito de Nagasaki, Tomihisa Taue, manifestou preocupação sobre os planos dos EUA de fortalecer seu arsenal nuclear. Além disso, ele pedirá por apoio para ratificar o tratado das Nações Unidas.
Fonte: Portal Mie com NHK

Nenhum comentário: