segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Hiroshima: 73.º ano do dia da bomba atômica

Há 73 anos a cidade de Hiroshima foi bombardeada
Hiroshima

“Minha mãe ficou soterrada e partiu dessa forma, toda queimada. A maioria das pessoas não sabe dessa data”, disse uma vítima da bomba para a ANN, às 4h de segunda-feira (6).

Como ela, desde antes do sol nascer as pessoas uniam suas mãos no Memorial da Paz, em Hiroshima (província homônima), entre velas, incensos e flores. Foi nessa data, há 73 anos, que Hiroshima viveu o horror do bombardeio.

Hiroshima foi atacada pelos norte-americanos em 6 de agosto de 1945 e 3 dias depois foi Nagasaki. Com isso, em 15 do mesmo mês o Japão se rende e coloca um fim à Segunda Guerra Mundial.

As chamadas de 被爆者, lê-se hibakusha, são as vítimas sobreviventes da bomba atômica, que hoje têm idade média de 82 anos. A cada ano diminui o número de pessoas que amargaram essa experiência.

Este ano morreram 5.393 vítimas, cujos nomes foram acrescidos no memorial. Lá estão inscritos os nomes das 314.118 pessoas que perderam a vida no dia do horror. 

Para relembrar a importância da paz foi realizada uma cerimônia com a presença do Primeiro-Ministro Shinzo Abe e autoridades de 85 países, às 8h. E às 8h15, horário da bomba, foi oferecido um minuto de silêncio.

As autoridades e voluntários locais continuam se empenhando para um mundo sem guerra e pelo desarmamento nuclear no Planeta.
Fonte: Portal Mie com ANN e NHK

Nenhum comentário: