terça-feira, 15 de março de 2016

Conheça as diferenças entre as massas japonesas: lámen, sobá, udon e somen

massas japonesas: lámen, sobá, udon e somen

Os pratos que levam massas japonesas são, geralmente, muito bem apreciados por pessoas de diversas nacionalidades e os brasileiros estão entre eles.

Mas você sabe a diferença entre elas? Vamos, então trazer um “pequeno dicionário” que explica o que é o lámen, o sobá, o udon e o somen. Confira:

Lámen
Japoneses e americanos dizem rámen, chineses dizem lámen – o que importa é que a massa leva farinha de trigo branca, sal, água e sais alcalinos, que dão cor amarelada, elasticidade e sabor umami. O formato lembra o linguine.

 Lamen

Sobá
No lugar de farinha de trigo branca, leva farinha de trigo-sarraceno, de tom castanho, que confere ao macarrão uma cor mais escura que a do lámen. A espessura em geral é a mesma do lámen.

soba

Udon
Leva farinha de trigo branca, mas a massa tem espessura mais grossa que a do lámen. Gordinha, parece um canudo. Como é mais pesada que outros macarrões orientais, vai bem com um caldo leve.

Udon

Somen
É feito com farinha de trigo branca, mas apresenta espessura mais fina que a do lámen. Delicado, mais leve que um espaguete, aguenta receitas com caldos densos, que aderem bem ao macarrão.

somen
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: