segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Navio que levou primeiros japoneses ao Brasil será resgatado na Rússia

O Kasato Maru foi bombardeado por russos em 1945 e afundou perto da península de Kamchatka
Kasato Maru
O navio que acabou se tornando símbolo da imigração japonesa para o Brasil em 1908, o Kasato Maru, será resgatado por russos a pedido de brasileiros 71 anos após o seu desaparecimento. Os pesquisadores envolvidos na empreitada mergulharão nas proximidades do estreito de Bering, onde o navio afundou em 1945, para remover suas peças e levá-las ao Brasil.

O resgate do Kasato Maru só será possível graças a um termo de cooperação científica assinado neste mês pelo Instituto Tecnológico e Ambiental do Paraná (Itapar) e a Sociedade Geográfica Russa.

Todo material que os russos recuperarem será exposto inicialmente em Moscou e em outras cidades do país, para depois ser levado ao porto de Paranaguá (Paraná), em 2017.

O Itapar ficará responsável pelo material retirado do mar, mas o destino das peças será decidido pela comunidade japonesa no Brasil, segundo responsáveis pelo Instituto.

Um acordo para recuperação do Kasato Maru já havia sido tentado desde 2005 entre brasileiros e russos, sem sucesso. Agora, para que possa ser efetivada, além de sua importância histórica, a expedição ganhou caráter científico. Os pesquisadores aproveitarão para estudar também a biologia marinha local e os efeitos do aquecimento global.

Os pesquisadores esperam recuperar tudo o que for possível do Kasato Maru, como âncoras, leme, além de utensílios usados pelos japoneses, como metais e louças.

O Kasato Maru é um navio envolvido não apenas na história da imigração japonesa. Ele foi comprado pelos russos do estaleiro de Newcastle, no Reino Unido, em 1900. O nome da embarcação era Potosi, mas foi rebatizada de Kazan.

Em 1905, em uma batalha contra os japoneses, os russos, derrotados, não queriam deixar o Kazan nas mãos dos inimigos e o afundaram antes de fugir. O Japão recuperou a embarcação e a incorporou à Marinha.

Em 1908, o Kasato Maru levou os primeiros 781 imigrantes japoneses ao Brasil. Mas em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi bombardeado por russos e afundou perto da península de Kamchatka.

Os custos da expedição não foram estimados ainda, mas o termo de cooperação científica assinado entre brasileiros e russos agrada também aos japoneses.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: