terça-feira, 2 de setembro de 2014

Pais decoram com desenhos os lanches das crianças no Japão

Pratos da culinária japonesa são montados como personagens animados.
Reportagem mostra a comida que as crianças de Yokohama trazem de casa.

bento1bento2
A alimentação das crianças é o assunto da Crônica do Jornal Hoje. Para convencer os filhos pequenos de que a comida está gostosa, pais decoram os lanches que as crianças levam para a escola com desenhos e carinhas de bichos.

O jardim de infancia Muronoki fica na cidade de Yokohama. A equipe de reportagem chegou ao local quando as criancas se preparavam para almoçar. A comida deles vem de casa em marmitinhas chamadas no japão de "bentô".

Para agucar o paladar, duas estratégias. A primeira: música antes da refeição. A outra quem faz é a dona de casa Massami Miazaki. Todos os dias ela prepara o que os dois filhos vão comer. Tem que ter legume, carne e arroz. Mas a senhora Miazaki acorda às 5h30 da manhã para seguir uma tradição: enfeitar o bentô

Desde a escolha da cor, o formato da caixinha até a arrumação. A alga é cuidadosamente cortada para decorar a poção de arroz. É fácil advinhar o desenho. Uma bola de futebol, um omelete que vira coração. A rodela de queijo ajuda a compor um bichinho feito de arroz banhado em molho Shoyu.

A salsicha é preparada para ser orelha, braços e pernas. Um cortador especial dá outros formatos para a alga como olhos e nariz. E a cenoura é a bochecha de um urso!

A senhora Miazaki lembra que, quando pequena, levava bentôs decorados. Ela mostra na internet as criações de outras mães, e conta que depois que teve filhos percebeu que eles comiam melhor com os pratos enfeitados, especialmente disfarçando a cenoura.

bento3bentô4

De volta ao jardim de infância, hora de abrir a marmita e se encantar. A tradição se mantém: da turma de 28 crianças, a maioria tem algum tipo de decoração.

O Riko tem três anos. No omelete, a mãe dele cortou estrelinhas de alga, um coraçãozinho e já fez um enfeite. Dá um certo trabalho, é verdade, mas os professores dizem que dá certo, a criança come melhor vendo um pratinho enfeitado assim.

Tem quem não aprove esse "disfarce com arte", mas dá gosto ver as crianças dividindo a surpresa com os amigos.

"Já teve caso de criança que abriu a marmita, não gostou do desenho, fechou e não comeu?", o repórter pergunta.

A professora responde que não, "eles sempre se animam quando veem um prato enfeitado e comem bem". E todos os pais sabem: criança que come tudo é como música para os nossos ouvidos.
Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário: