segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Comida japonesa recebe registro de patrimônio imaterial da humanidade

Pratos se relacionam com as estações do ano, com as celebrações.
Entretanto, as escolas de culinária estão perdendo alunos.

Comida japonesa recebe registro de patrimônio imaterial da humanidadeA comida japonesa recebeu da Unesco o registro de patrimônio imaterial da humanidade. Ingredientes sempre frescos, pratos que se relacionam com as estações do ano, com as celebrações.

Escolher a faca ideal para cada corte, conhecer a origem dos ingredientes, entender até o movimento das correntes marinhas e dizer de onde vem o melhor pescado. Tudo isso é fundamental para fazer uma comida japonesa de qualidade.

Entretanto, apesar do título e da tradição, as novas gerações não estão tão interessadas pela culinária. Em Kunitachi, nos arredores de Tóquio, uma escola de culinária forma futuros chefs na cozinha japonesa e ocidental e espera que o reconhecimento da Unesco atraia alunos, já que o número de inscritos vem diminuindo com o passar dos anos.

Hoje não passam de um terço do que havia há 10 anos. O professor acredita que a falta de interesse vem do desafio que é cozinhar algo tão complexo. “Na cozinha ocidental, a primeira garfada já te diz se o prato é bom ou não. Na japonesa a satisfação vem apenas no fim, depois de toda a experiência, o conjunto da refeição”. Contam a textura, o aroma, a apresentação da comida.
Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário: