quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Japão quer ver sua culinária incluída em lista da Unesco

japan foodO Japão quer que a Unesco reconheça a culinária do país como herança cultural intangível, uma designação concedida a apenas quatro regiões. Caso seja concedido, o reconhecimento deve elevar o perfil da culinária japonesa em nível global, após a popularização das iguarias do país nas duas últimas décadas.

Um subcomitê da Unesco deve fazer suas recomendações no começo de novembro. Caso sejam positivas, é bem provável que a decisão final, em dezembro, seja favorável ao país.

Embora alguns cínicos enxerguem outras motivações por trás do pedido japonês, como o aumento de exportações de alimentos de qualidade, uma autoridade japonesa diz que há uma outra questão em jogo: a segurança alimentar. 'Gostaríamos de aumentar a conscientização sobre os nossos alimentos entre os próprios japoneses', disse Takeshi Fuchigami, um funcionário do governo.

Em 2012, o Japão produziu apenas 40% dos alimentos consumidos domesticamente, de acordo com dados do Ministério da Agricultura do país. O porcentual é relativamente pequeno se comparado ao de outros países ricos. Nos EUA e na França, a produção de alimentos corresponde a mais de 100% do consumo doméstico.

Embora nunca tenha sido um exportador de alimentos, o Japão produzia quase 80% do que era consumido no país há cinco décadas. Enquanto restaurantes no exterior passaram a servir cada vez mais pratos da culinária japonesa, no Japão a dieta da população passou a incluir pratos estrangeiros.

Desde o lançamento da lista de herança cultural intangível da Unesco, em 2008, foram incluídas apenas as culinárias francesa, mediterrânea, turca e mexicana.
Fonte: G1 com Dow Jones Newswires.

Nenhum comentário: