quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Japão lança celular com tradução simultânea e reconhecimento facial

Feira de tecnologia surpreende visitantes com equipamentos inovadores, como um robô que anda de bicicleta

O salão de eletrônica Ceatec, no Japão, mostra que os japoneses continuam disputando a liderança mundial em termos tecnológicos.

A empresa de telefonia móvel NTT Docomo, a maior do Japão, apresentou aplicativos para celulares que surpreenderam os visitantes e prometem revolucionar o mercado.

Um deles transforma a câmera do celular equipamento de tradução simultânea, que cria legendas em inglês para placas e textos filmados. O aplicativo promete ser muito útil, por exemplo, por turistas estrangeiros na hora de ler o cardápios de restaurantes ou placas de rua.

O mesmo aplicativo também tem sistema de reconhecimento e identificação facial. Com isso, a pessoa que atende o telefone é identificada com nome e até função que ocupa.

Vitrine tecnológica
Todas estas tecnologias deverão estar no mercado até os jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, como parte da estratégia das empresas japonesas de aproveitar o evento como vitrine para os serviços oferecidos e também para facilitar a vida dos turistas estrangeiros.

O presidente da Murata, Tsuneo Murata, apresentou na feira um robô que anda de bicicleta, o Murata Seisaku-kun. | YUYA SHINO/Reuters  Modelo demonstra o funcionamento do protótipo de um equipamento eletrônico capaz de verificar as condições de saúde da pessoa, o que pode vir a ser aplicado na telemedicina, quando o médico atende o paciente à distância. | Shizuo Kambayashi/AP   Protótipo apresentado pela Toyota de um super compacto para dois passageiros equipado com sistemas eletrônicos de última geração. | Shizuo Kambayashi/AP

Confira algumas novidades que chamaram a atenção dos visitantes:

Robô que pedala
A Murata apresentou na feira um robô de brinquedo que anda de bicicleta, o  Murata Seisaku-kun

Mini moto

Mini motocicleta Hoda Uni-Cub sem volante e que se move conforme o balanço do corpo

Tela móvel
Um aplicativo em forma de óculos criado pela operadora NTT DoCoMo permite ver filmes no smartphone

Sensor de movimentos
Um sensor de movimentos identifica comandos através de uma câmera Creative Senz3D

Saúde
Equipamento eletrônico capaz de verificar as condições de saúde da pessoa, o que pode vir a ser aplicado na telemedicina, quando o médico atende o paciente à distância

Carro elétrico
A Honda Motor apresentou um micro veículo elétrico. O Carro tem conexão via smartphone para controle de equipamentos de bordo, inclusive de um aparelho de TV

Compacto Toyota
Protótipo apresentado pela Toyota de um super compacto para dois passageiros equipado com sistemas eletrônicos de última geração.

Óculos tradutor
Sistema de display inteligente da operadora NTT Docomo permite tradução simultânea, sistema útil para estrangeiros na hora de ler placas, cardápios e outras informações escritas em japonês, chinês, inglês ou coreano. O aparelho também tem sistema de reconhecimento facial.
Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: