sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Nissan promete carros autônomos até 2020

Montadora construirá pista de testes especial

Nissan promete carros autônomos até 2020A Nissan divulgou um comunicado nesta terça-feira (27) em que promete a introdução de veículos autônomos no mercado global, a preços “realistas”, até o ano de 2020. A informação foi confirmada pelo próprio Carlos Ghosn, CEO da marca japonesa.

Para tornar a tecnologia viável, a Nissan irá equipar seus carros com scanners a laser, câmeras de monitoramento do entorno do carro e outros itens de “avançada inteligência artificial”. Além disso, como o sistema autônomo permite reações mais rápidas e movimentos mais complexos do que os feitos pelos seres humanos, partes como chassis e sistema de controle de tração serão reformuladas.

A inserção da tecnologia autônoma em veículos de mercado também demandará a realização de muitos testes. Assim, a Nissan também revelou que está trabalhando na construção de uma pista de práticas especial no Japão, que simula situações do cotidiano do trânsito. A perspectiva é de que a estrutura fique pronta até o final de 2014.

“Em 2007, disse que, em 2010, a Nissan teria um carro de mercado que não emitiria CO2. Hoje, todos veem que o Leaf é o veículo elétrico mais vendido da história. Agora, comprometo-me a introduzir a tecnologia autônoma nos carros até 2020”, disse Ghosn.
Fonte: Quatro Rodas

Nenhum comentário: