terça-feira, 1 de novembro de 2011

Chá verde é usado em comidas e bebidas típicas da culinária japonesa

Tradição milenar é mantida com consumo de chá verde. Planta combate os radicais livres, que aceleram o envelhecimento.
A plantação de chá verde - bebida mais consumida pelos japoneses - parece um mar verde, com ondas simétricas e perfeitas, que se estendem até onde a vista alcança. Trazido da China há 1300 anos por monges budistas, o chá verde se tornou uma bebida tão ligada à cultura do Japão, que participar da colheita significa uma volta às origens. Para viver essa experiência, eles vestem roupas tradicionais dos colhedores de chá.

Hoje a colheita é feita com máquinas, por isso os arbustos ficam tão uniformes. Mas as pessoas que visitam a maior plantação de chá do país querem reviver um Japão antigo, que não existe mais, buscando as folhas perfeitas uma a uma. Segundo o instrutor do local, só as folhas do topo dos arbustos são colhidas, as que têm um verde mais claro e brilhante. s melhores são as colhidas no começo da temporada, que estão mais macias e saborosas.

Depois de colhidas, as folhas são levadas para a fábrica, onde são cozidas no vapor e depois secadas. Esse processo precisa ser muito rápido para evitar a oxidação, que faria com que as folhas ficassem escuras como o chá comum.

As folhas não servem apenas para fazer chá. Em Makinohara, há um almoço feito de chá verde, usado como tempero ou ingrediente principal. É um verdadeiro banquete. Para começar, um tempurá de chá verde, temperado com sal misturado com chá verde. E mais: salada de chá verde; soba, massa típica japonesa feita de trigo sarraceno, que pela cor, não deixa dúvidas que leva chá na preparação; outro tempurá mistura camarão e chá verde; sashimi de atum coberto de chá verde em pó.

As meninas que foram de Tóquio para provar estes sabores adoraram a experiência, já que o chá verde transforma o sabor de pratos japoneses bem conhecidos. E, depois de tanta comida, nada melhor que um chazinho para ajudar na digestão. Verde, é claro.

Os japoneses bebem chá verde sem açúcar e adoçante. Para quem não está acostumado, pode parecer estranho, mas os gaúchos não vão estranhar - ele parece um pouco o gosto de chimarrão. Várias pesquisas científicas mostram que o chá verde traz benefícios para a saúde. Combate, por exemplo, os radicais livres, que aceleram o envelhecimento. Segundo os japoneses, é uma espécie de fonte da juventude, deliciosa no prato e bela na paisagem.
Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário: