terça-feira, 31 de agosto de 2010

Carros muito silenciosos causam problemas no Japão

Atropelamentos são causados pela falta de ruído dos motores híbridos.
Novo aparelho produz som de alerta ao passar perto de pedestre.

No Japão, a falta de barulho no trânsito está se tornando um perigo. O correspondente Roberto Kovalick mostra como as autoridades estão solucionando este problema.
Nas ruas de Tóquio, o único barulho insuportável vem da natureza: das cigarras que infestam as árvores no verão. No trânsito, é difícil ouvir uma buzina, raramente usada pelos japoneses.
Nem sirene, já as viaturas usadas pela polícia são bicicletas. E até o barulho do cano de descarga está sumindo com a chegada dos carros elétricos.
O excesso de silêncio pode dar inveja a outras cidades, mas está criando problemas. É apontado como causa de atropelamentos de idosos, cegos ou distraídos, que não viram nem ouviram o carro se aproximar.
O carro mais vendido no Japão é um híbrido, funciona com gasolina e eletricidade. Por isso, quando a gente pisa no acelerador, mal escuta o ronco do motor. Agora o modelo terá um novo acessório: um aparelho que tem como única função produzir barulho.
O aparelho funciona como uma espécie de radar. Ele consegue identificar um pedestre se aproximando e emite um som de alerta. Quem está dentro do carro, quase não ouve.
O acessório é opcional, mas o governo japonês recomendou que todos os carros silenciosos demais passem a usar um equipamento semelhante.
Fonte: Jornal Nacional

Nenhum comentário: