quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Etiqueta japonesa

Hashi
Os “talheres japoneses” possuem regras específicas. Não é bom cruzá-los ao segurar os alimentos. Jamais espete os hashi no arroz branco em um chawan (tigela). Esse gesto tem sentido de mal agouro para os japoneses, além de ser deselegante. O ideal é manter os hashi sobre a pequena base reservada para ele (hashioki), quando não estiver em uso.


Onsen
Básico: vá até as cabines ou salas para trocar sua roupa e enrolar-se na toalha apropriada. Muitas pessoas colocam ainda biquínis e sungas para se sentir ainda mais à vontade para tomar banho antes de entrar no onsen. Ao contrário dos sentô (banho público), em que são separados para homens e mulheres, alguns onsen, por serem a céu aberto e piscinas naturais, aceitam pessoas de ambos os sexos. Deve-se entrar no onsen completamente nu. Não é permitida a entrada com toalhas ou roupas de banho.


Saquê
Premissa básica ao beber com japoneses: seu copo não vai ficar vazio. Se seu copo estiver com pouca bebida, com certeza será colocado um pouco mais. Por isso, se você não quiser beber tanto, o ideal é beber bem devagar.





Visitas a templos
Os templos e os santuários japoneses são lugares para admirar a natureza e também para rezar. E, para rezar, é bom seguir algumas regras ao visitar santuários xintoístas, por exemplo: duas reverências, duas palmas e duas reverências. Essa é a maneira correta para iniciar seus agradecimentos e pedidos aos céus.


Celular
Em transportes públicos, o ideal é desligar o telefone ou deixar no silencioso. No entanto, é possível enviar mensagens se for algo mais urgente. Dentro de cinemas, teatros e hospitais, é terminantemente proibido deixar os celulares ligados. No hospital, a atenção deve ser redobrada, para não gerar qualquer tipo de interferência na aparelhagem médica.




Embarque no trem
Qualquer tipo de transporte coletivo no Japão possui regras bem definidas e respeitadas para o embarque e o desembarque de passageiros. As sinalizações são seguidas à risca, mesmo em horários mais críticos. Assim que o veículo abre suas portas, espere todos os passageiros desembarcarem na área reservada à entrada. Só então embarque com os outros passageiros. Uma curiosidade: em Tóquio, ao subir uma escada, deixe o lado direito livre para os mais apressadinhos. Em Osaka, o usual é deixar o lado esquerdo livre.

Elevador
A hierarquia dentro de um escritório é muito respeitada. Isso é percebido na distribuição das mesas dentro de um escritório e até mesmo dentro do elevador. Os superiores sempre ficam longe de qualquer tipo de porta e os mais jovens ou em cargos menos significantes ficam mais próximos da entrada e saída dos locais. Até para estacionar os veículos usa-se a mesma regra.


Sapatos
Sapatos dentro de casa nem pensar. Até mesmo nos primeiros anos do período escolar, as crianças deixam seus sapatos nos armários pessoais e colocam sapatilhas ou chinelos, dependendo do estabelecimento. Por isso, é bom sempre estar com os sapatos internamente limpos e, se você estiver com meias, verifique se elas estão em bom estado. Afinal, ficar com os pés fora dos sapatos é quase inevitável no Japão.


Cartão de visita
Indispensável em apresentações formais para professores, empresários e até jornalistas. O meishi, como é conhecido em japonês, não pode faltar no momento de conhecer e estabelecer contato com uma nova pessoa que tenha relevância em seu trabalho. É interessante ter seu cartão em português ou inglês e o verso em japonês, para evitar qualquer tipo de problema de comunicação. Quem visita deve entregar seu cartão primeiro e sempre para a pessoa mais importante. Entregue sempre com o texto no sentido da pessoa que irá receber e faça isso com as duas mãos.

Fazer barulho para comer
Se no Ocidente o importante é comer sem fazer qualquer tipo de barulho, na Ásia, para mostrar sua satisfação em saborear uma refeição, o ideal é fazer muito barulho. Principalmente quando o prato vem com caldos, como o lámen e o soba.

Fonte:http://www.zashi.com.br

Nenhum comentário: