quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Hokkaido

Hokkaido (北海道) é a segunda maior ilha do arquipélago japonês e é uma província do Japão. Suas principais cidades são Sapporo (Capital), Obihiro, Otaru, Asahikawa, Kitami e Kushiro. Hokkaido é banhada ao norte e a leste pelo mar de Okhotsk, ao sul pelo oceano Pacífico e a oeste pelo mar do Japão.
Está dividida em quatro partes:
-Rota oriental (道東):
Abashiri (網走), Shiretoko (知床), Akanko (阿寒湖), Kussharoko (屈斜路湖), Mashuko (摩周湖), Kushiro (釧路), Obihiro (帯広), Tokachigawa (十勝川).
-Circuito meridional (道南):
Hakodate (函館), Yunokawa (湯の川), Noboribetsu (登別), Touyako (洞爺湖).
-Central Circuit (道央):
Sapporo (札幌市), Otaru (小樽), Jozankei (定山溪), Shikotsuko (支笏湖), Furano (富良野), Biei (美瑛), Asahikawa (旭川), Sounkyo (層雲峽).
-Circuito setentrional (道北):
Wakkanai (稚内)
Há ainda muitas florestas protegidas, incluindo:
-6 parques nacionais: Parque nacional Shiretoko (知床), Parque nacional Akan (阿寒), Parque nacional dos pântanos de Kushiro (釧路湿原), Parque nacional Taisetsuzan (大雪山), Parque nacional Shikotsu-Toya (支笏洞爺), Parque nacional Rishiri-Rebun-Sarobetsu (利尻礼文サロベツ).
-5 parques um estatuto aproximado ao de "parque nacional" (準国立公園)
-12 circuitos de reservas naturais.
Hokkaido não fazia parte da área de exploração de arroz do Japão pré-moderno, mas o plantio de uma nova variedade levou à produção de uma grande quantidade de arroz para subsistência, laticínos, batatas e outros cereais, assim como de peixe. A principal cidade e centro de desenvolvimento de Hokkaido é a moderna cidade de Sapporo.
Hokkaido é a única província japonesa que está dividida em subprovíncias. Isso deve-se, principalmente ao seu tamanho. Muitas partes da província estão, simplesmente, bastante afastadas para serem devidamente administradas por Sapporo. Os gabinetes das subprovíncias têm muitas das competências atribuídas aos gabinetes administrativos das outras províncias do Japão. (Abashiri, Hidaka, Hiyama, Iburi, Ishikari, Kamikawa, Kushiro, Nemuro, Oshima, Rumoi, Shiribeshi, Sorachi, Soya, Tokachi).
É conhecida pelos seus verões frescos (que atraem muitos turistas de outras partes do Japão) e invernos gelados.
Tem a maior área do Japão dedicada à agricultura. É a província que lidera na produção de arroz e captura de peixe, tendo também um lugar de destaque na produção de vegetais.
Ainda que exista alguma atividade industrial ligeira (produção de pasta de papel, fermentação de cerveja — a cerveja Sapporo — e indústria alimentar), a maior parte da população está empregada no setor de serviços. A indústria do turismo tem um papel de relevo ao atrair, principalmente, campistas de todo o Japão. No inverno, os desportos de inverno, como o esqui são a principal atração turística.
A única via de comunicação terrestre entre Hokkaido e o resto do Japão é através do túnel Seikan. A maioria dos viajantes chega de avião: o aeroporto principal é o Aeroporto de Shin-Chitose, em Chitose, logo a sul de Sapporo. Tóquio - Chitose é a mais concorrida das rotas aéreas do mundo, suportando 45 viagens de ida e volta, em três companhias de aviação, por dia. Uma destas companhias, a Air Do foi buscar o seu nome a Hokkaido. Pode-se aceder, ainda, a Hokkaido; através de ferry-boat, a partir de Sendai, Niigata, entre outras cidades.
No território de Hokkaido, existe ainda uma rede ferroviária de qualidade, ainda que só seja possível chegar a algumas cidades de ônibus ou automóvel.

Nenhum comentário: