quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Japão marca 75 anos dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki

Neste ano, as cerimônias serão reduzidas devido à pandemia de Covid-19
Quinta-feira marca 75 anos desde o dia em que os EUA provocaram o primeiro bombardeio atômico do mundo na cidade de Hiroshima, seguido três dias depois pelo segundo e último em Nagasaki, vaporizando vidas, casas e a capacidade de guerra do Japão.

Às 8h15 de 6 de agosto de 1945, o avião B-29 dos EUA Enola Gay lançou uma bomba apelidada de Little Boy e destruiu a cidade de Hiroshima, matando 140 mil de uma população estimada de 350 mil, com milhares mais morrendo depois em decorrência de ferimentos e doenças causadas por radiação.

Em 9 de agosto os EUA lançaram outra bomba, apelidada de Fat Man, a cerca de 420Km ao sul sobre Nagasaki, matando instantaneamente mais de 75 mil pessoas abaixo de uma nuvem cogumelo que chegou a cerca de 9 mil metros de altura.

O Japão se rendeu seis dias depois, encerrando a 2ª Guerra Mundial.

Após a explosão, escombros e metais contorcidos se estendem quase que ininterruptamente no horizonte. Postes de eletricidade e árvores acompanham a porção pontilhada de construções sem janelas as quais parecem ter suportado o impossível.
O Japão realizou uma cerimônia dos 75 anos do bombardeio em 6 de agosto na cidade de Hiroshima e na de Nagasaki será no dia 9.

Nos anos anteriores, o primeiro-ministro Shinzo Abe e os prefeitos das cidades participaram de cerimônias e renovaram promessas de um mundo livre de armas nucleares. Sinos foram tocados e um minuto de silêncio foi observado no momento exato em que as bombas detonaram ambas as cidades.

As cerimônias neste ano serão reduzidas devido à pandemia de Covid-19, com menos lugares e mensagens em vídeo de dignitários.
Fonte: Portal Mie com U.S News

Nenhum comentário: