terça-feira, 30 de abril de 2019

Akihito agradece à nação e se despede do trono imperial do Japão

Cerimônia de abdicação do imperador marca o fim da era Heisei
Imperador Akihito em seu último discurso

Uma cerimônia no Palácio Imperial em Tóquio oficializou a renúncia do imperador Akihito, no último dia era Heisei, iniciada três décadas antes com a morte de Hirohito, que ficou conhecido como o imperador Showa.

A cerimônia de abdicação contou com a presença do primeiro-ministro Shinzo Abe e representantes do governo japonês, totalizando 300 convidados no maior salão do Palácio Imperial.

Abe cumprimentou o imperador pelos serviços prestados e a dedicação à nação ao longo dessas três décadas.

“A sua majestade imperial apoiou a sociedade nos momentos de dificuldade, como nos desastres naturais, fornecendo força e coragem para seguirmos em frente. Deixo meu profundo agradecimento e o desejo pela prosperidade, para que continuemos a construir um futuro para o Japão que tanto nos orgulhamos”, disse.

No último discurso como imperador, Akihito agradeceu pelas três décadas que esteve no trono, representando a nação.

“Agradeço por essas três décadas como imperador. Sou muito feliz por ter construído uma relação de confiança, respeito e afeto com a nação. Sou muito grato à sociedade japonesa, que concedeu o seu apoio durante todos esses anos”, afirmou.

Akihito, filho do imperador Showa, ascendeu ao trono em janeiro de 1989, com a morte do pai. É a primeira vez em 202 anos que um imperador deixa o trono ainda em vida. A decisão de renunciar ocorreu devido à idade avançada de Akihito, que está com 85 anos e relatou dificuldades em comparecer nos eventos oficiais.

As cerimônias desta terça-feira (30), que marcam o fim de uma era, são apenas o começo de uma série de celebrações. Amanhã (1), haverá a cerimônia de posse do príncipe herdeiro Naruhito, que deve dar o primeiro discurso na condição de novo imperador.

No próximo dia 4, uma celebração pública nos jardins do Palácio Imperial marcará a ascensão ao trono. Naruhito deve aparecer na varanda por seis vezes, de hora em hora, junto com a imperatriz e esposa Masako, para cumprimentar os civis presentes.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: