sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Aumento de inscritos no teste de proficiência do idioma japonês no Brasil

Teste de proficiência do idioma japonês no Brasil
Com mais de 3,5 mil inscritos e aumento de 600 para a prova este ano, imagina-se que seja para facilitar a vinda do yonsei para o Japão
Segundo informações do São Paulo Shimbun, publicação em japonês no Brasil, houve aumento de candidatos à prova de proficiência do idioma japonês. As provas foram realizadas no domingo (3) em várias cidades do Brasil.

No total foram 3.687 inscritos, 601 a mais que no ano anterior. Imagina-se que o aumento esteja relacionado à procura pelas bolsas de estudo e também por causa do visto do yonsei. Apesar de ainda não estar definido se realmente vai ser preciso comprovar o conhecimento do idioma japonês, pode ter sido a causa do aumento de candidatos.

As provas são divididas em níveis – de 1 a 5 – sendo que a de nível 5, considerada básica, recebeu um grande número de candidatos. Foram 1.234 candidatos, 281 a mais que da vez passada. O nível que teve maior número de inscritos foi o 2 com 2.484 inscritos, 70 a mais em relação ao teste passado.

O maior número de inscritos se concentrou em São Paulo-SP, com 2.356 pessoas, Londrina-PR com 240, Belém-PA com 123, Rio de Janeiro-RJ com 403, Porto Alegre-RS com 136, Brasília-DF com 245, Salvador-BA com 51 e Manaus-AM com 133. Em todas as cidades foram observados aumentos consideráveis.

Visto para yonsei
Ainda não há nenhuma notícia sobre o visto relacionado ao descendente de japoneses de quarta geração – yonsei. Rumores publicados anteriormente indicam que poderá ser necessário ter certo conhecimento do idioma japonês, como uma das condições.

A expectativa é de que houvesse definição em relação a esse visto, até o mês de dezembro. No entanto, até esta data não ocorreu nenhum pronunciamento por parte do Ministério da Justiça do Japão.
Fonte: Portal Mie com São Paulo Shimbun

Nenhum comentário: