segunda-feira, 1 de maio de 2017

São Paulo recebe a primeira Japan House, espaço dedicado à cultura milenar japonesa

Projeto traz uma experiência genuína sobre o modo de viver do Japão contemporâneo
Japan House

Um dos maiores redutos da comunidade japonesa fora de seu país de origem, São Paulo recebe a primeira Japan House, projeto do governo japonês para levar ao restante do mundo uma experiência genuína sobre o modo de viver, cultura, gastronomia, tecnologia e negócios do Japão do século 21.

O espaço, localizado na Avenida Paulista, foi inaugurado neste domingo, 30, na presença do presidente Michel Temer, do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do prefeito da cidade, João Doria, entre outras autoridades.

Estima-se que cerca de 1,8 milhão de descendentes e imigrantes japoneses vivam em São Paulo, tornando a cidade e o Estado uma das maiores colônias no mundo.

Depois de São Paulo, Londres e Los Angeles receberão unidades do projeto. “O Japão nos enviou o que há de mais precioso, os seus filhos para o Brasil, e em especial para São Paulo”, comentou o governador Geraldo Alckmin durante o evento de inauguração do espaço. “Essa casa, a Japan House, representa bem a cultura japonesa. Tem sua tradição, seu olhar no presente e no futuro”, completou.

Uma ponte entre os dois países para fomentar contatos, conhecimentos e novos negócios, a casa abrigará, em 2017, oito exposições sobre a cultura milenar do povo japonês. A primeira delas apresentará uma coleção de obras que remetem à cronologia de mais de 150 anos de arte em bambu. A mostra Bambu – Histórias de Um Japão segue até o dia 9 de julho.

Histórias de Um Japão

Abertura para o público
A Japan House abre suas portas para o público no dia 6 de maio. A programação de inauguração terá seu início no dia 7, às 18h, com o concerto dos músicos Jun Miyake e Ryuichi Sakamoto, no auditório do Ibirapuera.

No espaço, além de loja, café e restaurante, exposições, workshops e seminários, os visitantes terão ainda acesso a 1,9 mil livros sobre a cultura japonesa, divididos em categorias como comer, viajar, estilo de vida, arquitetura e design, entre outros.

https://www.facebook.com/JapanHouseSP/videos/751250791703560/

Japan House
Avenida Paulista, 52.
Terça-feira à sábado das 10h às 22h.
Domingos e feriados das 10h às 18h.
Entrada gratuita.
Confira a programação aqui
Site: http://www.japanhouse.jp
Fonte: Alternativa com Portal do Governo

Nenhum comentário: