sábado, 6 de agosto de 2016

Hiroshima relembra 71° aniversário da bomba atômica e renova pedidos de paz

O primeiro-ministro Shinzo Abe e o prefeito de Hiroshima Kazumi Matsui fizeram declarações contra o armamento nuclear
Hiroshima

Na manhã deste sábado (6) Hiroshima relembrou o triste aniversário de 71 anos da explosão da bomba atômica na cidade, que vitimou cerca de 140 mil pessoas de forma direta ou indireta.

A explosão ocorreu as 8h15 da manhã do dia 6 de agosto de 1945, quando o Boeing B-29 Enola Gay, comandado pelos Estados Unidos, lançou a primeira bomba atômica do mundo sobre civis. A bomba de Nagasaki viria três dias mais tarde, culminando na rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial.

Nesta manhã, o Parque Memorial da Paz de Hiroshima foi palco de um evento de homenagens e reflexões, que reuniu 50 mil participantes. Entre eles, milhares de sobreviventes e parentes de vítimas, conforme informou o jornal Yomiuri e a emissora NHK.

O prefeito de Hiroshima Kazumi Matsui fez um pronunciamento relembrando as palavras de consolo e paz do presidente americano Barack Obama, que visitou a cidade em maio deste ano e se tornou o primeiro líder dos Estados Unidos a conhecer Hiroshima.

“O mundo precisa agir com solidariedade e desenvolver uma forte paixão que seja capaz de por um fim no armamento nuclear”, disse o prefeito com convicção.

O primeiro-ministro Shinzo Abe, que também participou da cerimônia, reforçou o repúdio as armas nucleares. “O desenvolvimento de armas nucleares precisa ser proibido em nível mundial para que possamos garantir um mundo livre desta ameaça”, frisou.

Até março deste ano, o número de sobreviventes vivos das bombas de Hiroshima e Nagasaki somavam 174.080 pessoas, com idade média entre 80 e 86 anos. No último ano, o número teve queda de 9.439 pessoas de acordo com os dados oficiais do governo.
 Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: