quinta-feira, 18 de junho de 2015

10 curiosidades que você precisa saber sobre o sushi

sushi

Preferido em várias partes do mundo

Depois de um belo churrasco, o sushi é o prato favorito para a maioria dos brasileiros, segundo uma pesquisa gastronômica realizada pelo Groupon.

O prato típico da culinária japonesa, aliás, faz sucesso em outros países da América Latina, de acordo com o levantamento.

Na Argentina, Chile e México, o sushi também figura como segundo prato preferido. O estudo foi realizado com cerca de 5.000 pessoas. 

O site The Daily Meal listou recentemente algumas curiosidades sobre esse prato que faz tanto sucesso em diferentes partes do mundo.

sushi

O peixe cru e arroz são um dos ingredientes principais, mas no século VIII, o arroz era utilizado somente para conservar melhor o peixe. Quando salgavam, deixavam uma camada de arroz. Mas, antes da preparação do peixe, era deixado de lado.

salmao
Apenas na década de 80 que os japoneses adicionaram o salmão na preparação dos sushis (e outros pratos). Os noruegueses que apresentaram o peixe aos asiáticos. Apesar do peixe estar sempre presente na culinária do Japão, o salmão chegou recentemente.

temaki
Uma das variedades do sushi, é o temaki, em forma de cone. O arroz com peixe em cima, servido em uma tigela, é outro tipo de sushi: o chirashi.

sushi
É possível que o sushi seja o primeiro fast food. Por volta de 1800, centenas de restaurantes surgiram no Japão com o objetivo de oferecer comida rápida e produzida em grande escala. Na preparação, para garantir a preservação do peixe, marinavam em molho de soja. Para quem associa fast food somente a hambúrguer, pode incluir o sushi também.

O ideal na hora de consumir o sushi é com as mãos e em apenas uma mordida.

california roll
O arroz é temperado com um vinagre especial. E tem o ponto certo, ‘pegajoso’ e não pode desmoronar. Entre várias adaptações, o sushi feito com arroz por fora e alga por dentro surgiu nos Estados Unidos, por isso o nome ‘California Roll’.

sushi-abacate
Outra variação que o sushi teve nos Estados Unidos, foi o sushi com a troca de atum pelo abacate. Dizem que a fruta tem a textura parecida com a do peixe.

Para amenizar o cheiro forte do peixe cru, trata-se com sal e vinagre. E serve para regular a coloração e umidade do peixe.

peixes

Apesar de não ser em todos os países, alguns lugares pedem para que o peixe seja congelado antes da preparação. Não altera o sabor, é para ajudar no combate de parasitas que podem ter no peixe (no caso, os nematoides).
Fonte: Exame
www.shigoto.com.br
visto japonês, emprego no Japão, turismo no Japão e passagem para o japao

Nenhum comentário: