quinta-feira, 30 de abril de 2015

Exposição 'Bonecos do Japão' entra em cartaz em Manaus

Mostra reúne peças que mostram características da cultura oriental.
Peças serão expostas no Centro Cultural Palácio da Justiça.

exposição de 'Bonecos do Japão' Bonecos japoneses produzidos para retratar a cultura e estilo de vida no oriente serão expostos no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro de Manaus, entre os dias 7 e 26 de maio. A entrada é gratuita.

De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC),  a exposição "Bonecos do Japão" acontece em comemoração aos 120 anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. A mostra já passou por vários países como África do Sul, Chile e Argentina. De Manaus, a exposição seguirá para a Cidade do Panamá, no Panamá.

A SEC informou ainda que a exposição é dividida em 12 categorias e que os bonecos apresentam um panorama da produção japonesa de bonecos na atualidade. No Japão, os bonecos não são exclusividade apenas de crianças e colecionadores. As criações retratam a diversidade do  artesanato oriental.

Os bonecos expostos representarão algumas das mais importantes tradições japonesas, como O Festival das Meninas (Hina Ningyo), Bonecos do Teatro Nô (Noh Ningyo), Raquetes com pinturas em relevo (Oshie Hagoita) e Bonecos de Madeira Vestidos com Quimono (Oshie Hagoita), para citar alguns.

"Os japoneses têm importante influência na formação do Estado. Atualmente, pelo menos 5 mil – entre nascidos e descendentes – estão na região, influenciando o amazonense com sua alimentação, arte e cultura. A exposição é uma maneira de integrar ainda mais esses dois povos", ressaltou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, por meio de assessoria.
Fonte: G1

Nenhum comentário: