domingo, 30 de novembro de 2014

Papel tradicional japonês recebe título de Patrimônio Cultural

Papel tradicional japonês
As técnicas artesanais de elaboração do tradicional papel japonês washi foram acrescentadas à lista de patrimônio cultural intangível da UNESCO. Um comitê intergovernamental da UNESCO tomou a decisão em uma reunião realizada na sede da organização, em Paris, na quarta-feira.

Os membros do comitê citaram a transmissão do método de fabricação do papel tradicional por gerações e o vínculo que a arte de fazer o washi cria nas comunidades.

O sistema de patrimônios da UNESCO visa proteger exemplos importantes de costumes e tradições de todo o mundo.

O Japão foi nomeado por três tipos de papel: Sekishu-Banshi de Shimane, Hon-minoshi de Gifu e Hosokawa-shi de Saitama. Todos utilizam fibras de amoreira na fabricação do papel.

O Comissário de Assuntos da Cultura do Japão, Masanori Aoyagi, disse esperar que a decisão amplie o intercâmbio entre as pessoas que têm protegido a arte do papel washi. Ele também disse que o governo vai continuar a dar o seu total apoio às comunidades que permitam proteger o papel tradicional.

Vinte e dois itens do Japão já foram registrados como patrimônio cultural intangível ou imaterial pela UNESCO. Entre eles, os teatros Kabuki e Noh. Washoku, a cozinha tradicional japonesa, foi adicionada à lista no ano passado.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: