sábado, 7 de junho de 2014

Japão apresenta primeiro robô pessoal que lê emoções humanas

Pepper vai estar disponível para comercialização em fevereiro de 2015

Pepper vai estar disponível para comercialização em fevereiro de 2015
A Softbank apresentou na quinta-feira a sua mais recente novidade em robótica, o Pepper, o primeiro robô pessoal que lê emoções, através da análise de gestos, expressões e tons de voz. O seu lançamento no mercado está previsto para fevereiro do próximo ano, no Japão, por cerca de 198 mil ienes.

Com cerca de 1,2 metros de altura e 28 quilos de peso, o Pepper é um produto que resulta da parceria da SoftBank e Aldebaran, empresa francesa considerada líder mundial em robôs humanóides, e vai estar acessível, pela primeira vez, ao público em duas lojas da empresa de telemóveis, onde poderá ser feito o primeiro contato com protótipos.

O Pepper — com quem, segundo as duas empresas, as pessoas poderão comunicar “como fazem com os amigos e família” — está equipado com a mais recente tecnologia de reconhecimento de voz, de leitura de gestos e de emoções através da análise de expressão e tons de voz. Estas leituras são feitas por sensores e funções de reconhecimento de emoções. O robô pode ainda adquirir vários tipos de informação e sincronizar-se com bases de dados em cloud (nuvem) através da ligação à Internet. Tem uma autonomia de 12 horas.

Além da tecnologia que compõe o Pepper, a SoftBank promete um robô que sabe contar piadas, dança e entretém os humanos com várias actividades. Até à sua comercialização, para já apenas no Japão, a empresa prevê integrar mais aplicações no robô para desenvolver as suas capacidades, que deverão ser apresentadas em Setembro, durante o Tech Festival, em Tóquio.

O presidente-executivo da SoftBank, Masayoshi Son, afirma que o Pepper é o resultado da visão da empresa de “desenvolver robôs afectuosos que fazem as pessoas sorrir”. Na apresentação do novo equipamento, Masayoshi Son sublinhou que, “pela primeira vez na história humana, estamos a dar um coração e emoções a um robô”. O presidente-executivo da Aldebaran, Bruno Maisonnier, considera, por sua vez, que o “robô emocional irá criar uma nova dimensão nas nossas vidas e novas formas de interagir com a tecnologia”.

O mercado japonês de robótica é um dos maiores do mundo. Segundo dados citados pela BBC, estima-se que em 2012 tivesse um valor de 860 mil milhões de ienes (6,1 mil milhões de euros).
Fonte: IPC Digital

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