domingo, 16 de fevereiro de 2014

Ano novo chinês é celebrado com festa em algumas regiões do Japão

O bairro chinês da cidade de Yokohama fica lotado nesses dias de festa.
De acordo com a tradição, a cor vermelha espanta má sorte.

Ano novo chinês é celebrado com festa em algumas regiões do JapãoÉ quase como dar um pulinho ali na China sem sair do Japão. O bairro chinês da cidade de Yokohama, uma das maiores representações da comunidade chinesa no mundo, tem ficado lotado nesses dias de festa pelo Ano Novo Lunar.

As centenas de lojinhas, barraquinhas e restaurantes do lugar ajudam a conhecer as tradições do Ano do Cavalo no horóscopo chinês, que é celebrado na loja de souvenir ou no trabalho delicado feito com tesoura e papel.

O templo de Kwan Tai é dedicado a um antigo general do Exército Imperial chinês que virou Deus da Guerra há quase dois mil anos. O aroma dos incensos enche o lugar todo decorado.

O costume é manda curvar-se três vezes para mostrar humildade em um templo e faz-se pedidos. Nem todos os desejos são pessoais. Um senhor espera melhora nas relações entre Japão e China.

A festa lembra um pouco o réveillon do Brasil. O pessoal também compra roupa nova. De acordo com a tradição, a cor vermelha espanta má sorte.O bairro chinês da cidade de Yokohama fica lotado nos dias de festa

Há também grande variedade de comida. Todos os pratos têm simbolismos. O nien-gao, feito de arroz, é consumido por quem espera um ano tranquilo para toda a família. Outro doce tradicional nessas comemorações é o papa-o-fen, uma mistura de arroz, feijão, açúcar e sementes.

Um grupo se prepara para fazer a dança do leão, uma das mais típicas representações do ano novo lunar. Bombas soltam o bicho.

Os tambores batem forte atiçando o leão. Na verdade, é um gato curioso que entra nas lojas levando boa sorte. O bicho abençoa os comerciantes que deixam na saída pendurado um envelope com dinheiro.
Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário: