segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Imperador do Japão completa 80 anos

'Espero continuar cumprindo com meu dever', disse Akihito em entrevista.
Imperador quer continuar com sua carga de trabalho habitual.

Imperador do Japão completa 80 anosO imperador do Japão, Akihito, completou nesta segunda-feira (23) 80 anos e reiterou à imprensa do país sua intenção de continuar mantendo sua carga de trabalho habitual, apesar de ter previsto começar a delegar em breve alguns compromissos devido à idade.

"Espero continuar cumprindo com meu dever o melhor que puder, enquanto vou aceitando os limites derivados da minha idade", explicou Akihito em entrevista coletiva.

Akihito, que foi coroado em 7 de janeiro de 1989 e em breve completará 25 anos como chefe de Estado, é o segundo imperador japonês, junto com seu pai Hirohito, que completou 80 anos ocupando o Trono do Crisântemo.

Como informou a Agência da Casa Imperial em maio, Akihito e a imperatriz Michiko, de 79 anos, delegarão a partir de 2015 a seus filhos suas visitas anuais a creches e residências de idosos a fim de tornar sua carga de trabalho um pouco mais leve.

O príncipe herdeiro, Naruhito, e seu irmão, Akishino, devem realizar, a partir de 2015, estas visitas que desde 1992 Akihito e Michiko fazem anualmente a cada dia 5 de maio, Dia da Criança, e a cada terceira segunda-feira de setembro, quando se lembra o Dia do Respeito aos Mais Velhos.

"Já temos uma enorme diferença de idade para as crianças, e temos praticamente a mesma dos cidadãos mais velhos', explicou Akihito, que, no entanto, insistiu que seu estado de saúde 'não teve peso nesta decisão".

A respeito da possibilidade de encomendar outras tarefas a membros da família imperial, Akihito afirmou que gostaria de "manter o status quo por enquanto".

"Minha intenção é continuar cumprindo com minhas tarefas de acordo com que estipula a Constituição", acrescentou.

Na última década, o imperador sofreu de vários problemas de saúde, já que foi operado de um câncer de próstata em 2003 e sofreu uma hemorragia estomacal em 2008.

Além disso, no ano passado foi submetido a uma operação para colocar um 'by-pass' coronário.

Durante a entrevista coletiva, Akihito também quis dedicar algumas palavras a sua esposa Michiko, com a qual se casou como príncipe herdeiro em 1959.

"Ser imperador pode ser solitário demais. Sinto-me muito afortunado de ter podido realizar minhas funções como imperador com a imperatriz a meu lado".
Fonte: G1 com EFE

Nenhum comentário: