quinta-feira, 2 de maio de 2013

Monte Fuji é reconhecido como Patrimônio da Humanidade

Monte Fuji é reconhecido como Patrimônio da HumanidadeInclusão será formalizada no próximo mês

O Monte Fuji recebeu a recomendação para ser incluído na lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco, informou o governo do Japão. Está prevista para junho a formalização da inclusão numa reunião organizada pelo Conselho Internacional sobre Monumentos e Sítios (ICOMOS) no Camboja.

O Fuji, considerado sagrado pelos japoneses, tem 3.776 metros de altitude e se situa nas províncias de Yamanashi e Shizuoka. O prefeito da cidade de Fujinomiya (Shizuoka), Hidetada Sudo, disse em declarações divulgadas pela AFP que a inclusão do Monte Fuji como Patrimônio Mundial é um grande passo para o desenvolvimento de sua localidade e expressou a esperança de maior afluxo de turistas.

Em sua solicitação à Unesco o governo japonês disse que o Fuji é para os japoneses mais um patrimônio “cultural” que “natural”. Além disso, ressaltou a contribuição da montanha sagrada para a arte e cultura do Japão.

O Fuji é um dos principais símbolos do Japão e foi imortalizado em numerosas xilogravuras (obras de gravuras em madeiras) no período Edo. Por outro lado, a Unesco rejeitou o pedido do governo do Japão para incluir a histórica cidade de Kamakura, que abriga numerosos templos, como Patrimônio da Humanidade.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: