sábado, 19 de janeiro de 2013

Japoneses consomem fruta típica como fonte de saúde e juventude

O segredo da vitalidade dos japoneses é um tipo de ameixa, chamada ume. Quem já comeu garante que a fruta faz efeito de verdade.

Valentes, honrados e exímios espadachins, os samurais já desapareceram há quase 150 anos, mas as qualidades deles, como a disciplina, sobrevivem até hoje na sociedade japonesa.

O ingrediente que eles usavam para superar o cansaço das longas jornadas está na mesa de todos os japoneses. É uma fruta parecida com ameixa, chamada "ume" que, quando é ressecada e transformada em conserva, ganha o nome de umeboshi.

Dá perceber como o umeboshi é importante para os japoneses quando a gente compra um bentô, a tradicional caixinha de comida. O arroz é colocado em um quadrado, com um umeboshi bem no meio. O objetivo é deixar o prato igual à bandeira do Japão. Wakayama, no oeste do Japão, famosa por produzir o melhor umeboshi do país. As árvores da fruta estão por toda a cidade, até na beira das estradas. No verão, elas são colhidas com cuidado para não romper a pele e preservar todas as propriedades.

Como os japoneses comem a fruta o ano inteiro, é preciso transformar as frutas em conserva. Elas são salgadas em imensos tonéis e depois desidratadas em estufas.

O gerente da fábrica garante que elas podem resistir cem anos ou mais desse jeito, por causa do sal e da grande quantidade de ácido cítrico.

Esta fruta tem quase o triplo de ácido cítrico de um limão. O ácido mata bactérias, por isso a ameixa era usada antigamente para purificar a água e até para limpar ferimentos. Ela também combate os radicais livres, que causam envelhecimento.

As donas de casa de Wakayama são especialistas em transformar umeboshi em delícias da cozinha. A pasta de umeboshi é usada para temperar o peixe. Depois, basta passar na farinha de trigo e fritar.

Dona Naoto tem 70 anos e diz que come duas ou três frutas por dia. "é uma fonte de energia", diz ela, "não fico resfriada, não tenho pressão alta, nem sinto cansaço. Me sinto uns 15 anos mais nova do que sou".

A próxima tarefa é preparar um onigiri, uma porção de arroz com umeboshi. Aos poucos, surge uma refeição completa, 10 pratos, saladas, cozidos. Tudo com o gostinho da fruta, que é levemente azedo. Saborosos e saudáveis.
Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário: