sábado, 1 de dezembro de 2012

Transformação da natureza pinta a paisagem japonesa por alguns dias

Os japoneses chamam essa transformação da natureza de "Koyo". É um sinal de que os dias frios e com pouca luz do inverno vêm por aí.

KoyoÉ como se alguém, descuidado, tivesse derramado baldes de tinta nas florestas japonesas. Sem muita ordem.

O verde dá lugar a uma mistura de cores: amarelo, vermelho... cada tipo de árvore com seu tom.

Os japoneses chamam essa transformação da natureza de "Koyo". Ela acontece quando as folhas perdem clorofila, a substância que permite às plantas captar a energia do sol. É um sinal de que os dias frios e com pouca luz do inverno vêm por aí.

Em poucos dias, as folhas caem e o espetáculo acaba. Nessa época do ano, muitas ruas de Tóquio ficam lotadas, de uma gente sem pressa e, muitas vezes, sem destino definido. Que quer aproveitar a beleza do caminho.

O passeio lento para tentar gravar esse cenário na memória.Talento ajuda...Uma boa câmera também... e os japoneses, que já gostam de fotografar qualquer coisa, passam horas caçando a melhor imagem.Koyo

E não medem esforços. Pegam a estrada em busca da combinação de natureza e fé. Esta é uma das épocas em que a cidade de Nikko, a duas horas de carro de Tóquio, recebe mais visitantes. É que ali, no meio da floresta, estão alguns dos templos xintoístas e budistas mais espetaculares do Japão.

O Toshogu, é o mais impressionante. Ele é todo decorado com entalhes de madeira coloridos, representando animais, cenas do quotidiano, seres mitológicos. Começou a ser construído há mais de 400 anos, em homenagem a um dos mais importantes personagens da história do Japão, Ieyasu Tokugawa, um Xogum - líder militar que comandou o país.

Uma das imagens mais conhecidas e reproduzidas do mundo está aqui no estábulo do templo. Não é de um cavalo, mas de 3 macaquinhos. Um cobrindo os ouvidos, o outro a boca e o terceiro os olhos. É um tale em madeiratão pequeno que poderia passar despercebido se não fossem pelos milhares de turistas que vem aqui ver e fotografar os famosos macaquinhos.

KoyoOs japoneses sabem de cor o nome deles. O rapaz explica que é um antigo provérbio: a gente não deve ouvir, ver e nem falar o mal, para viver em paz. E para isso nada melhor do que encontrar o amor. Foi o que um brasileiro e uma vietnamita fizeram num parque de Tóquio.

Eles celebraram o casamento no meio de uma alameda que mais parecia uma catedral com teto e piso de ouro. "Acho que é um momento muito feliz para uma pessoa que vai se casar. Tem que ser num lugar especial. E é por isso que eu estou aqui hoje”, afirma o soldador, Osias Ribeiro.

Ela disse que foi muito romântico e, certamente, inesquecível.
Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário: