quinta-feira, 31 de maio de 2012

Japoneses apresentam telefone capaz de medir radiação

O modelo da série Pantone da empresa conta com um sensor que permite aos usuários, simplesmente apertando um botão, saber o nível de radiação ao qual estão expostos

A operadora de telefonia móvel japonesa Softbank apresentou nesta terça-feira um smartphone que pode medir a radioatividade no ar, em resposta à crescente preocupação dos consumidores japoneses sobre os níveis de radiação após o desastre nuclear ocorrido no ano passado na central de Fukushima.

O último modelo da série Pantone da empresa conta com um sensor que permite aos usuários, simplesmente apertando um botão, saber o nível de radiação ao qual estão expostos.

O telefone, que será vendido a partir de julho, também pode manter um registro da exposição em cada local onde o aparelho esteve, disse a Softbank em um comunicado, assegurando que pode detectar raios gama em um espectro de 0.05-9.99 microsieverts por hora.

A principal operadora do Japão, NTT DoCoMo, mostrou no último ano em um salão de tecnologia um smartphone com um "forro" que media os níveis de radiação. Na época, a DoCoMo disse que ainda não sabia quando ele seria lançado comercialmente.

Muita gente está preocupada no Japão com os níveis de radiação após o terremoto de 9 graus e o tsunami de março de 2011, que provocaram a pior crise nuclear dos últimos anos na central nuclear de Fukushima.
Fonte: Exame com AFP

Nenhum comentário: