sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Vulcões entram em erupção quase ao mesmo tempo na Ásia

O vulcão Shinmoe, que fica ao sul da principal ilha do Japão, entrou em erupção pela segunda vez em dois dias. O outro é o vulcão Bromo, que fica na área turística de Bali, na Indonésia.
Na Ásia, dois vulcões entraram em erupção quase ao mesmo tempo: um deles fica no Japão.
O vulcão Shinmoe voltou a jogar cinzas e pedras poucas horas atrás, foi a segunda vez em dois dias. A última vez que esse vulcão explodiu com tanta intensidade foi há 52 anos. O vulcão Shinmoe fica na cordilheira de Kirishima, no sul da principal ilha do Japão, a cerca de 1,5 quilômetros de Tóquio.
As imagens da explosão são impressionantes: o vulcão jogou cinzas e pedras a uma distância de 3 quilômetros de altura. Uma área de 2 quilômetros em volta da montanha foi isolada. Cidades, campos e estradas estão cobertos por uma camada de 5 centímetros de fuligem. Os trens também pararam porque os trilhos estão cobertos de cinzas e pedras.
As escolas fecharam e os moradores estão usando máscaras para se proteger as cinzas e muitos foram para abrigos. Os moradores relataram que não conseguiram dormir na noite passada por causa do barulho das pedras caindo na cidade. Ninguém ficou ferido.
Esse vulcão ficou famoso no cinema, apareceu no filme “007: só se vive duas vezes”. Nessa montanha, ficava o esconderijo do vilão.
O outro vulcão que está assustando a Ásia fica na ilha de Bali, na Indonésia. O vulcão Bromo jogou cinzas e lava a uma distância de 5 quilômetros. Essa é uma área turística e os visitantes estão proibidos de chegar a menos de 2 quilômetros da montanha.
Cientistas estão monitorando a atividade do vulcão e acham que ainda não há necessidade de tirar os moradores de perto da área do vulcão. Os voos internacionais foram cancelados.
Indonésia e Japão ficam no chamado Anel de Fogo do Pacífico, a região do planeta mais propensa a erupções e terremotos.
Fonte: G1 / Foto: Kyodo/AP

Nenhum comentário: