Os Estados Unidos devolveram nesta quarta-feira ao Japão o controle do  tráfego aéreo sobre a principal ilha do arquipélago de Okinawa, base da  maioria das forças norte-americanas em território japonês, informou a  televisão estatal NHK.
Com uma cerimônia simbólica, o Japão  recuperou os direitos de controle do tráfego aéreo sobre Okinawa (sul do  país) pela primeira vez desde 1972, ano em que os EUA devolveram ao  país asiático a administração do arquipélago que tinha ocupado após a  Segunda Guerra Mundial.
Cerca de 50 autoridades, incluindo  representantes do Ministério de Transporte japonês e do Exército  americano, participaram na terça-feira de uma cerimônia no aeroporto de  Naha, o principal de Okinawa, para marcar de maneira simbólica a  transferência, que foi efetivada à 0h de quarta pelo horário japonês  (12h de terça em Brasília).
Durante a cerimônia, os controladores  aéreos americanos entregaram a seus colegas japoneses, sob  responsabilidade do Ministério de Transporte japonês, os fones de ouvido  e microfones que utilizam para se comunicarem e darem instruções às  aeronaves.
Um dos representantes japoneses indicou que o controle  do espaço aéreo de Okinawa era um sonho muito cobiçado pelo Japão.
Os  dois países tinham definido em 2004 que a transferência do controle  aéreo aconteceria em três anos, mas em 2008 decidiram adiar a mudança  para o final de março de 2010.
Os EUA manterão o controle das  decolagens e aterrissagens dos aviões militares americanos em suas  bases, mas os controladores japoneses terão acesso à informação sobre os  voos e poderão dar indicações.
As rotas de voos comerciais e  militares se cruzam no espaço aéreo de Okinawa, por isso as aeronaves  civis devem voar a baixa altitude para ceder espaço de manobra aos  aviões militares.
Fonte: por UOL, Tóquio (EFE)
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário