sexta-feira, 1 de maio de 2009

Governo brasileiro vai inaugurar "Casa do Trabalhador Brasileiro"

Brasil , Amazonas , Manaus

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, manisfestou em (17/02/09) preocupação com os trabalhadores brasileiros que ficaram desempregados no Japão, por causa da crise financeira mundial. A situação deles é grave e gera uma preocupação grande, afirmou Lupi, ao visitar fábricas do Pólo Industrial de Manaus.

"Durante muitos anos, o Japão abrigou milhares de brasileiros, mas agora temos que ver a situação de quem está por lá e ficou desempregado e também dos que querem voltar ao Brasil. Temos que ver que tipo de ação o governo pode ter para readaptá-los à sua origem", disse o ministro.

Lupi informou que, ainda no primeiro semestre deste ano, os brasileiros que vivem no Japão poderão contar com a ajuda da Casa do Trabalhador Brasileiro, que ele próprio vai inaugurar.

Segundo ele, a instituição dará qualificação aos trabalhadores brasileiros que queiram continuar sua vida profissional no Japão e garantirá as condições necessárias aos que pretendem voltar para o Brasil. "Não podemos deixar, em qualquer parte do mundo, que nossos irmãos brasileiros fiquem sem amparo", ressaltou.

Segundo dados do Ministério do Trabalho, as demissões em massa no Japão atingem milhares de pessoas, entre elas, centenas de brasileiros. A crise econômica mundial é o elemento desencadeador das dispensas. Aproximadamente 170 mil brasileiros atuam no Japão com contrato de trabalho temporário ou terceirizado.

Nenhum comentário: